Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /var/www/novosite/bib/classes/util/i18n/Language.php on line 106

Formas de Apoio

Data: 29/03/2016

O planejamento da Fapespa envolve a execução de ações de fomento a projetos de pesquisa científica e tecnológica, a formação de recursos humanos especializados para o Estado, nas várias áreas do conhecimento, apoios à realização de eventos científicos e tecnológicos, feiras e exposições, entre outras.

A implantação das ações da fundação dar-se-ão através de chamadas públicas via editais, os quais estão sendo programados para serem lançados ao longo de todo o ano de 2009.

Estes editais e ações têm como meta:

  • Fomentar a pesquisa em Ct&I, em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Pará.
  • Apoiar a implantação do Sistema Estadual de Avaliação de Qualidade e certificação de produtos.
  • Promover a formação de redes de pesquisa em CT&I, em temas prioritários para o desenvolvimento regional.
  • Fomentar a difusão da CT&I, via apoio à editoração científica e às publicações de revistas e/ou periódicos.
  • Estimular o desenvolvimento da CT&I no ensino fundamental, e do ensino médio (regular e profissionalizante) da rede pública do Estado do Pará, e apoiar a realização de feiras e exposições de CT&I no ensino básico, identificando e formando novos talentos.
  • Formar e fixar recursos humanos no Estado do Pará e estimular a produção de conhecimento de excelência sobre a realidade regional.
  • Estabelecer cooperação internacional em CT&I, visando o aperfeiçoamento dos recursos humanos das instituições de ensino e pesquisa paraenses.
  • Induzir a inovação de processos e produtos em empresas que atuam no Pará, alterando o perfil competitivo da base econômica industrial, aperfeiçoando serviços por meio de especialistas que atuem em cooperação com as empresas paraenses.

Nesse sentido, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará disponibiliza os seguintes programas:

Programa de Apoio a Editoração Eletrônica

Destina-se apoiar a edição de livros, manuais, números temáticos de revistas e coletâneas científicas em qualquer mídia (papel, digital, vídeo, cd, etc).

Programa de Apoio a Publicação de Revistas e Periódicos

Tem como objetivo apoiar os periódicos científicos paraenses em todas as áreas do conhecimento, mantidos e editados por instituição ou sociedade cientifica paraense, que contribua para elevar da qualidade, forma e conteúdo das revistas estaduais dedicadas à CT&I.