Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /var/www/novosite/bib/classes/util/i18n/Language.php on line 106
» Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa «
Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais

História

Data: 08/09/2016

Fundada em 2007, a atualmente Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas foi criada para ser a responsável pelo fomento de pesquisa em ciência, tecnologia e inovação dentro do estado do Pará.

Em 2009, a Fundação regulamentou seu regimento interno por meio do Decreto N° 1.656, de 12 de maio de 2009 e em 25 de fevereiro de 2010 teve seu Estatuto aprovado através do Decreto n° 2.133.

Em 2011, com a mudança da gestão governamental, a instituição passou por várias reformulações, dentre elas, a inserção dos termos “Amazônia Paraense” no nome da Fundação. Esta modificação partiu da necessidade de projetar o Pará, como parte importante da região mais bem evidenciada do mundo, visto que o estado é a segunda maior unidade federativa dentro da região amazônica e do Brasil, portanto, possuidora de boa parte do bioma mais valioso do planeta.

Em 09 de maio de 2012, o governador Simão Robson de Oliveira Jatene promulgou a Lei Complementar n. 82, que altera a denominação e dispositivos da Lei Complementar nº 61, que instituiu a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará – FAPESPA, que passou a denominar-se Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa, com o propósito de projetar a Fundação ao cenário internacional, e atender aos princípios da nova estrutura.

Em nova reforma administrativa no Governo do Estado, a promulgação da Lei Complementar Nº 098, de 1º de janeiro de 2015, reestruturou a Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa que passou a incorporar o Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Pará (Idesp), tornando-se Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, fortalecendo-se como instituição de amparo e fomento à pesquisa e estabelecendo-se como órgão estratégico na elaboração e monitoramento de políticas públicas para o desenvolvimento efetivo do estado do Pará.

Atualmente, a Fapespa possui sete diretorias. Duas consideradas de área meio, que são as Diretorias Administrativa e a de Planejamento, Orçamento e Finanças; duas na área de fomento e amparo à pesquisa, que são as de Operações Técnicas e Científica; e três na área de pesquisa, que são as de Estudos e Pesquisas Socioeconômicas e Análise Conjuntural, de Pesquisa de Estudos Ambientais e de Estatística e de Tecnologia e Gestão da Informação.

Localização:

Enviar por email

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +