FAPESPA ASSINA TERMO DE COOPERAÇÃO COM UNIÃO EUROPEIA PARA APOIO A PROJETOS COM A TEMÁTICA ÁGUA

Data: 21/08/2017

O presidente da Fapespa, Eduardo Costa, juntamente com a presidente do Conselho Nacional das Fundações de Pesquisa (CONFAP), participou da assinatura do projeto europeu "International Cooperation for Water", junto com a Water JPI que é uma rede de agências de fomento europeias e Internacionais, em torno da temática Água.

O projeto é implementado no âmbito do programa Europeu de apoio a pesquisa e inovação Horizon 2020 e, junto com os parceiros europeus e internacionais lançará uma chamada conjunta focada na gestão da água em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, para projetos de pesquisa colaborativas, envolvendo no mínimo três países participantes a chamada.

A chamada envolve 14 paises: Argentina, Bélgica, Brasil, Chipre, Egito, França, Alemanha, Irlanda, Letônia, Moldávia, Noruega, África do Sul, Suécia, Vietnã, com dois temas específicos: pressão sobre ecossistemas e medidas de mitigação; e desenvolvimento de soluções acessíveis para gerenciamento de água.

Visão Geral

A Ação de Coordenação e Apoio O IC4WATER foi lançado em janeiro de 2017 em apoio ao Water JPI e é financiado pela Comissão Européia sob o H2020. O IC4WATER tem como objetivo implementar atividades conjuntas em um esforço dedicado para reforçar a cooperação internacional na área de desafios da água e para apoiar ainda mais a implementação e a estratégia da Água JPI.

O IC4WATER concentra-se em particular nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (SDG da ONU) relacionados aos desafios da água para implementar a Agenda de Inovação e Pesquisa Estratégica da Água (SRIA 2.0). O IC4WATER tem como objetivo desenvolver novas abordagens de gestão de governança e conhecimento através de: desenvolver novas abordagens e ferramentas para a gestão da água com o objetivo de criar alternativas inovadoras adequadas para a tomada de decisões.

O IC4WATER beneficiará pesquisadores, autoridades da água, operadores de serviços públicos, indústria e cidadãos através do desenvolvimento de pesquisas e inovações na área da água.