Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /var/www/novosite/bib/classes/util/i18n/Language.php on line 106
» Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa «
Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Fapespa faz pré-lançamento do Edital Interpará da RI Tocantins

Fapespa faz pré-lançamento do Edital Interpará da RI Tocantins

Data: 30/08/2017

A programação de pré-lançamento dos Editais Interpará 2017 continuou na manhã da última terça-feira, 29, na UFPA campus Cametá. O presidente da Fapespa, Eduardo Costa, acompanhado do diretor científico da Fundação, Alberto Arruda, visitou a localidade e apresentou ao público presente as novidades do edital da Região de Integração Tocantins. Nessa rodada, os Editais Interpará contemplam as regiões Rio Caeté; Rio Capim/ Guamá; e Marajó, com um aporte total de R$ 5 milhões. O lançamento oficial acontece na próxima quinta-feira, 31, no Hangar.

Para o presidente da Fapespa, Eduardo Costa, o Interpará é a promoção da quebra de paradigmas. “Estamos garantindo que recursos para fomento e amparo a pesquisa cheguem no interior do estado. Nós estamos garantindo que nesses últimos 10 anos, 10 milhões de reais cheguem nas 12 regiões. Isso é uma diretriz nova da Fundação, do governo do estado que arte do pressuposto que nós precisamos ampliar os grupos de excelência e apoiar pesquisas nas universidades que estão sediadas nas diversas regiões. Isso é uma estratégia que estamos adotando com o objetivo de apoiar também a geração de pesquisas que ajudem a consolidar a estratégia do Pará 2030, ajudando na verticalização da produção, agregando valor, e gerando mais emprego no Pará”, disse.

De acordo com o professor Diego Aires, coordenador da Uepa em Cametá, “a Uepa Cametá irá ancorar o projeto de açaí com o objetivo de investigar impactos na sua cadeia produtiva, propor novas tecnologias para o processamento de baixo custo e segurança alimentar do produto final, inovação nos sistemas de produção e iniciar a montagem de um banco de germolpasma de espécies nativas”, afirmou.

Ainda segundo Diego, as universidades do Baixo Tocantins (Uepa, UFPA, IFPA) tem realizado um esforço conjunto através de parcerias de cooperação mútua para desenvolver projetos que possam alavancar e valorizar as cadeias produtivas do açaí e do pescado na Região. “Investimentos como esse são de extrema importância para o desenvolvimento do conhecimento e de alternativas que tragam melhorias tanto na área econômica quanto social do Baixo Tocantins", finalizou.

Além disso, a Fapespa realizará uma série de reuniões técnicas para apresentar o edital. O cronograma das visitas passa por Bragança, Castanhal, Abaetetuba, Soure e Breves.

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +