Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /var/www/novosite/bib/classes/util/i18n/Language.php on line 106
» Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa «
Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Pesquisa que avalia pacientes na UTI adulta já apresenta resultados positivos

Pesquisa que avalia pacientes na UTI adulta já apresenta resultados positivos

Data: 20/10/2017

Um Termo de Cooperação Técnica firmado entre a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), além de emendas parlamentares, tem gerado frutos positivos para os pacientes do hospital. Entre os resultados desta parceria está a aquisição de um tomógrafo, que permite aos usuários do serviço público de saúde avaliações pulmonares, por meio da tomografia elétrica por impedância. Somente este ano, a Fapespa repassou à Santa Casa um valor total na ordem de R$ 3 milhões para fomentar pesquisas voltadas para a área da saúde. A utilização do tomógrafo na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto para fins de pesquisa começou em agosto.

De acordo com o gerente de pesquisa da FSCMP, Paulo Ávila, "iremos trabalhar com três casos de doença: a Síndrome de Hellp (doença específica da gravidez), Síndrome de Desconforto Respiratório Adulto (SDRA) e a Sepse. Selecionamos o maior quantitativo da UTI, que são esses três tipos de casos, todas são mulheres, não delimitamos nenhuma faixa etária. O aparelho ajuda bastante, reduz sequelas, reduz tempo de internação, gastos e melhora consideravelmente a qualidade de vida do paciente", explicou. No total, a pesquisa terá uma média de 30 a 50 pacientes envolvidos.

Avaliação – Paulo esclarece que há várias formas de avaliar um paciente utilizando o tomógrafo. Inclusive, explicou que o fisioterapeuta Rodrigo Sena participou da implantação e é o responsável por trinar a equipe da pesquisa. "Ele nos orientou na prática quais os parâmetros que nós podemos começar a utilizar e de que forma esse aparelho vai avaliar o estado do paciente enquanto este estiver na UTI", contou.

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +