Fapespa lança Chamada Pública para Hospitais de Ensino no valor de R$ 5 milhões

Data: 30/10/2017

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), lançou na manhã desta segunda-feira, 30, no auditório do Hospital Ophir Loyola, a Chamada Pública de Concessão de Apoio a Pesquisas em Hospitais de Ensino. Com um aporte total de R$ 5 milhões, a inédita Chamada visa fomentar a produção científica e tecnológica na área da saúde, por meio da seleção de Hospitais de Ensino, bem como a melhoria dos resultados da assistência oferecida à população paraense.

De acordo com o presidente da Fapespa, Eduardo Costa, “estamos tornando o incentivo à pesquisa na área da saúde pública uma política de estado. Assinamos recentemente com a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará um convênio de R$ 3 milhões de reais e, agora, nós estamos lançando um edital para os hospitais públicos de ensino e pesquisa no valor de R$ 5 milhões. O principal objetivo é você criar cultura, ajudar no processo de acreditação dos hospitais, estimular a pesquisa aplicada que ajude a melhorar nossos indicadores na saúde, de modo a permitir que tenha um avanço na prestação de serviço público por meio de pesquisas, de inovações, de tecnologias desenvolvidas pelos nossos pesquisadores”, disse.

Segundo o Secretário de Estado de Saúde, Vitor Mateus, “Não é apenas mais um edital, mas sim, é a qualificação de  uma decisão politica do Governador  Simão Jatene que determinou que a concessão da pesquisa não ficasse esperando por cargos e sim, partisse com nossas próprias pernas. Qualquer instituição só se desenvolve se tiver o tripé da assistência, do ensino e da pesquisa. Se alguém pensar que ira fazer apenas a assistência vai esta fadado a olhar para uma organização que não vai se desenvolver.  É bom saber que estamos tendo mais uma oportunidade que está sendo concedida aos hospitais públicos para podermos avançar”, afirmou.

Para o diretor geral do Hospital Ophir Loyola, Luiz Claúdio Chaves, “48% dos procedimentos de alta complexidade ocorrem hoje nos hospitais de ensino. 57% dos transplantes no Brasil ocorrem nos hospitais de ensino. Então, a escolha da Fapespa vem de encontro com a importância dos hospitais no contexto nacional. As agências de fomento sempre priorizaram mais as entidades federais. Ai a importância redobrada da Fundação de corrigir um viés desse direcionamento para uma minoria. Os hospitais estaduais não vem sendo contemplados na maioria das vezes”, declarou.

Quem compartilha da mesma opinião é a presidente do Hospital de Clinicas Gaspar Vianna, Ana Lydia Cabeça. “Muito importante que a gente possa apresentar para a sociedade o resultado do que fazemos, e isso precisa estar no projeto de pesquisa de uma forma acadêmica, cientifica e um devido patrocínio para que esses projetos possam acontecer e terem representatividade não só na sociedade local, mas na sociedade nacional. O fomento a pesquisa ele precisa sair de dentro das universidades e passar pra área de produção. Os hospitais são locais de excelência na produção de conhecimento, e nós acreditamos que o conhecimento produzido nesse espaço é fundamental para melhoria da assistência. Não temos como fazer assistência de qualidade se deixarmos a pesquisa e o ensino de lado”, acrescentou.

A diretora de ensino e pesquisa da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Pilar Moraes, ressaltou a importância do lançamento. “Fico feliz de a nossa instituição ter sido propulsora dessa nova onda de visualizar a assistência como cenário de campo proponente para pesquisa. Antigamente os hospitais eram apenas componentes as instituições de ensino, vinham em busca dos hospitais para compor suas pesquisas de graduação e pós-graduação e estamos indo no pilar certo, no alinhamento do desenvolvimento estadual dos recursos financeiros estarem se colando entre órgãos”, disse.

Baseada em sua função de apoiar a realização de estudos, programas, projetos e outras atividades que tenham por objeto a criação, aperfeiçoamento e a consolidação do processo de desenvolvimento científico e tecnológico, bem como de técnicas, processos, produtos, absorção, utilização e difusão tecnológica primária ou incremental e, em consonância com a perspectiva de governança sistêmica e partilhada, a FAPESPA assume a missão institucional de executar políticas públicas para uso e disseminação do conhecimento, do progresso da ciência, da tecnologia e suporte ao planejamento de Estado, à vista disso, torna-se relevante o apoio ao desenvolvimento de pesquisas e à qualidade da assistência em saúde, com utilização racional e adequada de recursos para sustentabilidade técnico-científica e estabilização do processo saúde-doença da população Amazônica.

Os Hospitais de Ensino contribuem para o fortalecimento do SUS por meio da convergência da atenção à saúde com as atividades desenvolvidas e tecnologias empregada, integradas à rotina institucional.