Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /var/www/novosite/bib/classes/util/i18n/Language.php on line 106
» Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa «
Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
FAPESPA E CME LANÇAM MAPA DO PERFIL DA MULHER DO ESTADO DO PARÁ

FAPESPA E CME LANÇAM MAPA DO PERFIL DA MULHER DO ESTADO DO PARÁ

Data: 21/03/2018

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), em parceria com o Conselho da Mulher Empresária (CME), apresentaram na noite dessa terça-feira, 20, no evento Mulher Destaque 2018, que aconteceu no salão nobre da Associação Comercial do Pará (ACP), o Mapa do Perfil da Mulher do estado do Pará, com uma síntese de indicadores sobre a atuação profissional da mulher paraense.

Para o presidente da Fapespa, Eduardo Costa, "a Fundação segue cumprindo o seu papel e lança esse produto que tem o intuito de descrever o perfil da mulher paraense no mercado de trabalho, em particular atuando em cargos de liderança e como empreendedoras", afirmou.

Quem compartilha da mesma opinião é a presidente do Conselho da Mulher Empresária, Denise Araújo, que ressalta a importância da parceria com a Fapespa na divulgação dos dados. "Além dos dados apresentados, a noite de hoje teve por objetivo homenagear as personalidades que mereceram destaque por sua trajetória de vida e exemplo de superação", disse. 

De acordo com o produto que foi apresentado pela diretora de socioeconomia da Fapespa, Geovana Pires, a população feminina do Pará responde por 50% da população total do estado, o equivalente a 4,066 milhões de pessoas; Desse universo, 33% são ocupadas, exercendo algum tipo de atividade produtiva; Nos últimos 10 anos, o crescimento do total de mulheres ocupadas foi de 9%. 25% das mulheres ocupadas no estado caracterizam-se como empreendedoras por trabalhar por Conta Própria (24%) ou por ser Empregadora (1,5%).

Ainda segundo o estudo, no total de trabalhadores por conta própria no Pará, as mulheres ocupam 28% dessa fatia do mercado. Por outro lado, as mulheres empregadoras respondem por 22%. Das mulheres que trabalham por conta própria, 40% exercem atividade de comércio e reparação. Nos últimos dez anos, as ocupações por conta própria de maior expansão absoluta e relativa foram as ligadas às atividades agrícolas, com o incremento de 24.554 novas mulheres atuando autonomamente. Do total de mulheres empregadoras, 58% estão envolvidas com a atividade de comércio e reparação e 42% com alojamento e alimentação.

Além disso, 47% das mulheres paraenses que trabalham por conta própria possuem pelo menos ensino médio completo. Entre as profissionais dessa área, 72% possuem remuneração correspondente a até um salário mínimo. 43% das mulheres com ocupação de Empregadora possuem ensino superior completo e entre as mulheres empregadoras do Pará, 59% recebem acima de dois salários mínimos.

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +