Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /var/www/novosite/bib/classes/util/i18n/Language.php on line 106
» Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa «
Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Fapespa lança Boletim inédito que traça perfil da juventude paraense

Fapespa lança Boletim inédito que traça perfil da juventude paraense

Data: 05/04/2018

Após seis meses de captação, contabilização e estudos de dados obtidos de diversas instituições do Estado e do país, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lançou, nesta quarta-feira (4), o “Perfil da Juventude Paraense 2018”. O estudo disponibiliza um conjunto de informações que identifica a juventude do Pará, e visa contribuir para a manutenção de uma agenda que dará tratamento especial aos jovens do Estado.

“Lançamos um documento inédito que contempla diversas faces da juventude paraense, desde onde ela está, quantos são, quais suas dificuldades e até mesmo quais seus sonhos. Podemos descobrir, entre outros dados, que 26% da população do Pará é de jovens entre 15 e 29 anos”, detalhou Eduardo Costa, presidente da Fapespa.

Além da importância de conhecer o perfil desses jovens, o presidente da Fundação detalha outros objetivos do estudo. “Queremos que ele possa subsidiar o planejamento de políticas públicas para melhorar os indicadores sociais que hoje não são tão bons. E para que possamos reverter esse quadro juntos, Governo e sociedade, entendemos que o futuro do Estado passa por uma juventude mais atuante, mais incluída no processo de decisão de políticas públicas”, complementou.

Alguns dos dados apontados no boletim mostram que hoje, 21% dos nascimentos no Pará ocorrem entre mães na faixa etária de 10 e 19 anos. “A gravidez precoce é outro problema que enfrentamos. Muitas vezes são crianças que não estão preparadas nem fisicamente, nem psicologicamente para assumir essa responsabilidade. Agora poderemos fazer políticas públicas mais incisivas, exatas, mais justas, inclusivas e igualitárias, para então sonharmos com a construção de um futuro melhor para esses jovens que moram no Pará”, frisou Eduardo Costa.

A pesquisa foi desenvolvida por meio de dados de indicadores oficiais como o Censo, Segurança Pública do Pará, Ministério do Trabalho, de uma pesquisa feita pela Fundação Pro Paz, que inclusive foi a parceira provocante desse boletim. “Temos dados como sexo, faixa etária, escolaridade, cor, e outros dados da área da saúde, da educação, etc. Trabalhamos um conjunto de informações mais atuais possíveis, temos dados de 2015 para cá, um trabalho inédito no país e que irá ajudar muito a subsidiar as políticas públicas e quem sabe trazer belos frutos num futuro próximo”, destacou Geovana Pires, diretora de Socioeconomia da Fapespa.

Pro Paz – O Programa do Governo do Pará, que desenvolve diversos projetos voltados para a juventude, por meio do Pro Paz nos Bairros, Pro Paz Escola, Pro Paz Enem, é uma das principais políticas públicas de apoio ao jovem no Estado. Para Priscila Campelo, diretora de ações estratégicas da Fundação Pro Paz, os dados do boletim serão de grande relevância. “Essa parceria com a Fapespa, para trabalhar e direcionar esses dados, foi muito importante para nós. Hoje, só com o Pro Paz nos Bairros, atendemos mais de 3 mil pessoas, entre crianças e adolescentes; com o Pro Paz Enem, mais de 20 mil em diversos municípios do Estado”, esclareceu.

O jovem Moisés Bandeira, de 17 anos, aluno do Pro Paz nos Bairros há cinco anos, comemora poder participar das atividades. “É muito bom poder aprender coisas novas e ter um local que faça isso por nós. Eu jogo bola, faço teatro e natação, danço, e tento aprender tudo o que posso. Conheço pessoas envolvidas com a criminalidade, mas eu não vou entrar nessa, sei o que é certo e o que errado e que tenho que estudar”, pontuou.

Serviço: O estudo que mostra o “Perfil da Juventude Paraense 2018” estará disponível aqui no site da Fapespa em breve. E ele poderá ser acessado por qualquer cidadão.

 

Por Heloá Canali - Agência Pará

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +