Notice: Undefined index: HTTP_ACCEPT_LANGUAGE in /var/www/novosite/bib/classes/util/i18n/Language.php on line 106
» Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa «
Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Boletim do Turismo do Estado do Pará 2018 é apresentado em Belém

Boletim do Turismo do Estado do Pará 2018 é apresentado em Belém

Data: 03/07/2018

Acompanhar o impacto do setor de turismo na economia paraense. Esse é o principal objetivo da edição 2018 do Boletim do Turismo do Estado do Pará, que traz informações sobre o segmento turístico no estado. O produto foi desenvolvido pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo (Setur), e lançado na manhã desta terça-feira, 03, no auditório da Setur, em meio à Reunião do Grupo Interinstitucional de Análise Conjuntural (Geac).

Neste boletim, foram sistematizados os dados referentes ao ano de 2017 e, para efeito de comparação, utilizou-se uma série histórica, que, dependendo da variável, diverge em quantitativo de períodos. São apresentados os indicadores referentes ao fluxo de turistas no Pará, além de análises referentes aos principais segmentos de atividades que compõem o setor de Turismo: a geração de renda; os investimentos diretos e indutores; e indicadores do mercado de trabalho formal e informal, observando a capacidade do setor na geração de emprego direto e indireto. O boletim também disponibiliza um conjunto de boxes que abordam temas relacionados ao turismo, como: a qualificação profissional, o Círio de Nazaré e o transporte aéreo, temáticas consideradas relevantes para o estado, no que concerne à atuação do estado no Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável do Estado “Pará 2030”.

Para o presidente da Fapespa, Helder Mello, “quanto mais nós tivermos capacidade de instrumentalizar, de dar condições de informação para que além do diagnóstico, mais as ações serão efetivadas e assim serão gerados potenciais instrumentos estimuladores a quem vem de outros estados”, disse

Ainda segundo Melo, “a Fapespa, visando à produção e a manutenção de trabalhos analíticos com informações acerca de temas das áreas social, econômica e ambiental no estado do Pará, e a Setur, buscando uma melhor coordenação do processo de concepção de implementação da política de desenvolvimento do turismo no estado, ao disponibilizarem este boletim, contribuem com gestores públicos para a formulação e avaliação de políticas públicas, bem como disseminam tais informações para a sociedade em geral, contribuindo com a premissa de tornar o Pará um destino competitivo, de forma sustentável e integrada”, disse.

Outra novidade do boletim é a caracterização de cada um dos seis Pólos Turísticos do Pará. De acordo com o produto, a definição dos pólos turísticos paraenses ocorreu a partir do zoneamento turístico realizado no território estadual na década de 1990. Atualmente, após algumas atualizações, são considerados como sendo seis os pólos turísticos do estado: Belém, Amazônia Atlântica, Araguaia-Tocantins, Xingu, Tapajós e Marajó. Essa divisão tem como um de seus objetivos melhorar o planejamento das políticas no setor de turismo, já que o Pará possui vasto território. Dessa forma, as ações de apoio ao desenvolvimento dos Pólos buscam contemplar os mais diversos produtos já consolidados, além de alavancar os atrativos como potenciais produtos.

“O produto traz um valor agregado para os municípios que fazem parte desses pólos. Servirá de alerta para que eles vejam que possuem possibilidades, oportunidades dentro do seu território para trabalhar com a atividade do turismo. O boletim traz esse olhar para que esses gestores comecem a se alertar. Essa é a grande novidade para que o município possa se enxergar nesse processo. Ele está denso e traz essa proposta que é fantástica”, finalizou  a diretora de políticas para o turismo da Setur, Fátima Gonçalves. O Boletim do Turismo do Estado do Pará estará disponível no site da Fapespa.

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Editais, Ferramentas e Avisos +