Fapespa lança Programa Bolsa Pará em Audiência Pública do PPA 2020-2023

A abertura do evento teve a participação do governador do Estado Helder Barbalho.

Data: 05/04/2019

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), lança o Programa Bolsa Pará durante a segunda audiência pública do PPA 2020-2023, na quinta-feira (04), realizada no auditório do Carajás – Centro de Convenções de Marabá, integrando as atividades do programa Governo Por Todo o Pará.

A abertura do evento teve a participação do governador do Estado Helder Barbalho que destacou: “A sociedade civil tem um papel importantíssimo para que nós possamos, de forma plural e democrática, ouvir todos os segmentos e proporcionar que o conteúdo dessas discussões possa, efetivamente, constar nos planos do governo para os próximos quatro anos, atendendo às expectativas da população”.

O BOLSA PARÁ

O programa de bolsas objetiva formar e fixar recursos humanos em áreas consideradas relevantes e prioritárias ao desenvolvimento local sustentável. No primeiro quadrimestre de 2019, o Bolsa Pará vai conceder 460 bolsas, divididas em: 50 de Mestrado, 30 de Doutorado e 380 de iniciação científica.

No total, o investimento em fomento será de mais de R$ 3,8 milhões, já tendo previsão de liberação de igual valor para o segundo quadrimestre deste ano para incremento das ações de fomento, apoio, e incentivo à pesquisa científica e tecnológica, através da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto Federal do Pará (IFPA).

O programa propõe também a criação de novas modalidades de bolsas que possibilitem e estimulem a participação de cidadãos em projetos de pesquisa científica e tecnológica alinhadas com as necessidades do mercado de trabalho, visando o desenvolvimento sustentável e equitativo de todas as mesorregiões do Estado do Pará.

De igual forma, o programa visa combater a exclusão social e a criminalidade, concedendo bolsas a jovens que fazem parte dos projetos de “Territórios de Paz”, estimulando a vocação de jovens, sobretudo de escolas públicas com potencial para desenvolvimento de produtos de mudança da realidade local.

Fiquem atentos em nosso site e em nossas redes sociais, em breve a Fapespa irá disponibilizar mais informações sobre os Editais do Bolsa Pará.

ASCOM - FAPESPA