Sectet realiza a primeira Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento

Data: 24/06/2019

Estão abertas as inscrições para a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, que será realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) no período de 24 a 27 de junho de 2019, em parceria com a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) do Estado do Pará, a Universidade do Estado do Pará - UEPA, o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá – PCT Guamá, o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas – Sebrae no Pará, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e o gabinete do deputado estadual Dirceu Ten Caten, autor da lei nº 8.841, de 8 de abril de 2019, que institui a Semana.

“A realização da Semana vem ao encontro de uma das diretrizes do plano de gestão do governador Helder Barbalho que é o impulsionamento da ciência e da tecnologia como forma de alavancar o desenvolvimento do estado. É a disseminação do conhecimento para promover melhores condições de vida para a população paraense”, ressalta o titular da Sectet, Carlos Maneschy.

O diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria (DCT), Demethrius Lucena, destaca que apesar de a lei ter sido sancionada recentemente, a Sectet está mobilizando todos os recursos materiais e humanos possíveis para a realização da primeira versão da Semana. “Para isso contamos com vários parceiros que estão construindo conosco essa programação. Além realizar discussões importantes, a Semana vai promover rodadas de negociação e possibilidade de acesso a linhas de crédito”. A programação será realizada em quatro locais diferentes, sendo a abertura na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa). As demais discussões e apresentações se darão no Parque de Ciência e Tecnologia, no Sebrae e na Sudam.

Programação – Nos quatro dias do evento haverá um amplo leque de discussões que passam pela legislação e seus reflexos nos Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT’s), valoração de produtos e processos, cadeias produtivas regionais, uso da tecnologia na segurança pública, tecnologias sociais e a implantação de uma rede de Agentes Municipais de Inovação (AMI’s). “Vamos incentivar os municípios a terem seus agentes de inovação como forma de promover iniciativas inovadoras por todo o estado, sempre levando em conta as peculiaridades de cada região”, explica Edilaine Menezes, assessora técnica da DCT. Wander Soares, também assessor técnico da diretoria, acrescenta que os agentes estarão em contanto constante com a Sectet e entre si, numa rede de interação e produção de inovação.

Também se destaca na programação da Semana a realização de um seminário de segurança pública que irá discutir a utilização do vídeo-monitoramento nos processos criminais. O evento vai enfatizar ainda as novidades da cadeia produtiva do açaí, produto paraense de grande destaque nacional e potencial de exportação. Confira a programação completa e acesse o link de inscrição em: https://bit.ly/2ItcCfw.

Texto: Jeniffer Galvão (Ascom/Sectet)