Data: 08/01/2020

O Governo do Estado do Pará, através das diretorias de estudos e pesquisas da FAPESPA, apresenta para a sociedade os relatórios sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU). Criados em 2015 para potencializar os impactos dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio mundialmente, os objetivos foram desagregados para acompanhamento das metas em âmbito estadual.

De maneira inédito no estado do Pará, os relatórios de números Um e Dois, publicados pela FAPESPA, abordaram os ODSs relativos às temáticas econômicas e sociais. A partir deste terceiro relatório a FAPESPA completa a abordagem com os ODSs das temáticas ambientais e da biodiversidade.

Foi realizado um breve histórico da legislação nacional e estadual, o qual não visa esgotar o tema, mas contextualizar o público para a compreensão dos indicadores. Posteriormente são apresentadas as metas e indicadores para o acompanhamento do ODS; e as ações realizadas até o momento no estado do Pará para o avanço das metas. O esforço realizado para incluir o máximo de ações, porém, pode não ter sido suficiente, motivo pelo qual esta diretoria colocasse à disposição do público para inclusão de ações nas próximas edições dos relatórios.

A partir do trabalho de disseminação dos modelos estatísticos pela Diretoria de Estatística, Tecnologia e Gestão da Informação foi possível construir um cenário inicial de acompanhamento dos ODSs desagregados para o estado do Pará. Esperamos atualizar anualmente as bases de dados para subsidiarmos o pleno acompanhamento das metas e acompanhamento da evolução dos modelos estatísticos.

Finalmente, esperamos contar com a sociedade civil na construção de indicadores desagregados no nível estadual. Os desafios para implementação de políticas públicas em um estado de dimensões continentais são muitos. Selecionar indicadores que retratem as condições de prestação de serviço e uso dos recursos é fundamental para o planejamento das ações. Fomentar estudos e pesquisas, bem como fortalecer a cultura dos ODSs no estado do Pará é fundamental para a construção de indicadores e acompanhamento efetivo do progresso da sociedade paraense rumo à sustentabilidade por todo o Pará.

Texto: José Roberto Tuma da Ponte – Diretor de Pesquisa e Estudos Ambientais - FAPESPA

Acesse a ODS 3 – Água Limpa e Saneamento, Combate às Alterações Climáticas, Vida Debaixo D´Água e Vida Sobre Terra:

Acesse também a ODS 2 – Educação Gênero e Justiça Social e a ODS 1 – Economia e Sociedade: