Webinários da ABC - Conhecer para Entender - Desafios Sociais e Econômicos da Pandemia

Data: 23/06/2020

A Academia Brasileira de Ciências organizará a 12ª edição de seus Webinários, com o tema “Desafios Sociais e Econômicos da Pandemia". O evento acontecerá na terça-feira, dia 23/6, às 16h (horário de Brasília).

Os processos de saúde e doença são fenômenos, a um só tempo, biológicos e sociais. Epidemias provocam perdas de vida, redução da atividade econômica e desemprego. Ademais, os custos sociais das epidemias não se distribuem de forma igualitária. O enfrentamento desses problemas envolve desafios gigantescos que requerem, com urgência, políticas públicas efetivas.

Para discutir o tema, convidamos:

• Marta Arretche:

A cientista política e professora titular do Departamento de Ciência Política da USP - Universidade de São Paulo, onde dirige o Centro de Estudos da Metrópole, que abordará a desigual distribuição dos custos sociais da pandemia e as políticas que podem ser desenhadas no curto prazo para interferir na extensão do crescimento da extrema pobreza.

• Eustáquio Reis:

O economista e pesquisador aposentado e ex-diretor do Ipea, que discutirá políticas para a equidade social e a sustentabilidade fiscal, tendo em vista enfrentar as consequências da pandemia de Covid-19.

• Nísia Trindade Lima:

A socióloga e presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde é pesquisadora titular. Ela irá abordar as relações sociais que mediam a relação biológica entre os corpos humanos e os vírus.

Os moderadores será o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e a vice-presidente, Helena B. Nader.

Faça sua inscrição gratuita em: https://bit.ly/abcwebinario12