Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Servidoras da Fapespa participam de gincana de doação de sangue no Hemopa

Servidoras da Fapespa participam de gincana de doação de sangue no Hemopa

São aceitas doações de qualquer pessoa que atenda aos critérios necessários, não apenas no período da campanha, mas durante o ano inteiro. O Hemopa está sempre de portas abertas e necessitando de doações.

Data: 19/11/2020

Na última segunda-feira (16), servidoras da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA) participaram da “Gincana Instituição Cidadã - Todos doando sangue pelo Pará”, que está sendo realizada pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), até o dia 25 de Novembro.

As servidoras Heloisa Oliveira, Chefe de Gabinete; Alessandra Mendes Monteiro, Técnica Administrativa e Financeira (DITEC); e Elisabeth dos Santos Alho, terceirizada; representaram a FAPESPA na gincana, doando sangue e ajudando a salvar vidas - principalmente em um momento tão difícil de pandemia, em que a atenção para a saúde precisa ser redobrada.

“Considero doar sangue um ato muito importante para salvar vidas, principalmente neste período de pandemia, em que o estoque de sangue do Hemopa está baixo pois quem pegou Covid não pode doar e terá que esperar um tempo específico para voltar a doar. Sem contar que grande parte da população encontra-se em quarentena e com receio de se expor, com toda razão. Esperamos que com esse ato possamos ajudar quem está precisando nos hospitais”, afirma a Chefe de Gabinete, Heloisa Oliveira.

Devido a pandemia e casos na fundação, o número de voluntárias para doação foi reduzido.

“Influencie a doar” - A campanha do Hemopa marca o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25 de Novembro), e visa incentivar o ato solidário entre antigos e novos doadores, por meio de uma corrente entre familiares e amigos, um convidando o outro a salvar vidas. A campanha pretende elevar o número de coletas no Pará, que enfrenta desafios diários com a redução do número de doadores no período de pandemia de Covid-19.

Está sendo realizada uma programação especial para marcar a importância do doador voluntário, de 1º a 30 de Novembro.

São aceitas doações de qualquer pessoa que atenda aos critérios necessários, não apenas no período da campanha, mas durante o ano inteiro. O Hemopa está sempre de portas abertas e necessitando de doações.

Critérios para doar - O doador deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal); pesar acima de 50 quilos; estar em boas condições de saúde; apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Em função da pandemia foram incluídos outros critérios para quem já teve Covid-19, entre os quais a espera por 30 dias após a cura para doar. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

 

 

Texto: Elizandra Ferreira

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Produtos +