Circuito de Empreendedor de Paragominas – Ambientes Inovadores para geração de negócios através de Startups

O projeto tem como objetivo identificar possíveis negócios promissores em Paragominas, capacitá-los quanto as principais ferramentas e criar ambientes propícios a criação de Startups.

Data: 30/03/2021

Introdução:

Com as mudanças do modo de realização de negócios, tem-se uma necessidade cada vez maior de fomentar novas ferramentas e metodologias que possam viabilizar a transformação de ideias em negócios, deixando de lado o modo tradicional de início, onde o mais provável seria a construção de um plano de negócios.

Neste contexto, este projeto tem como objetivo identificar possíveis negócios promissores em Paragominas, capacitá-los quanto as principais ferramentas e criar ambientes propícios a criação de Startups.

A economia globalizada, dinâmica e competitiva vem se intensificando cada vez mais, impondo novos desafios para empresas inovadoras. Dentre os principais desafios, salienta-se a competividade entre macrorregiões e países, onde esta encontra-se entrelaçada com a educação do povo e sua capacidade de gerar conhecimento e inovação.

Hoje o desafio para as empresas é se desenvolver em um ambiente econômico, baseado no conhecimento e caracterizado pela existência de mercados competitivos. Tais empresas necessitam transformar o conhecimento produzido em inovação, construindo assim ambientes favoráveis, onde o conhecimento pode valer mais que valores monetários ou poder.

Inovação, então, passa a ser considerada um tema estratégico em todas as áreas de atuação. Embora apontada como um fator crítico para a obtenção de vantagem competitiva e presente em toda a história, pouco se sabe realmente sobre como fomentá-la e identificar suas variáveis incentivadoras. No Brasil, essa realidade também está presente, ou seja, estudos que identificam formas de fomentar a inovação ainda são restritos.

Proposta:

A principal proposta seria a integração os alunos, empresas e comunidade quanto a geração de novos negócios. Propiciando aos nossos alunos a oportunidade de colocarem em prática as teorias aprendidas, aos nossos professores que possam estar mais perto das transformações do mercado e da comunidade que possa vislumbrar na UFRA Paragominas como ponto de apoio para a capacitação e início de novos negócios.

Características, Atributos e Diferenciais:

Este projeto terá a temática da inovação, buscando parcerias com ambientes de inovadores tais como, Parque de Ciência e Tecnologia, Incubadoras, núcleos e parceiros locais, que possam auxiliar com suas experiências e treinamentos específicos.

Acesse: https://www.youtube.com/channel/UC1tI3rJHnGA4V3GxhzUBhcw