Webmail | Acessibilidade
Redes Sociais
Lançamento do Anuário Estatístico do Pará 2021 acontece na Fapespa

Lançamento do Anuário Estatístico do Pará 2021 acontece na Fapespa

Disponibilizado em formato digital em sua 6ª edição, o anuário proporciona aos usuários diversas informações e indicadores para os 144 municípios do estado.

Data: 20/09/2021

Na manhã de hoje (20/09/21), ocorreu o lançamento do Anuário Estatístico do Pará 2021, elaborado e apresentando pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas – FAPESPA. Disponibilizado em formato digital em sua 6ª edição, o anuário proporciona aos usuários diversas informações e indicadores para os 144 municípios do estado.

A apresentação do produto no evento foi realizada pela Coordenadora de Estatística Econômica de Contas Regionais, Maria Glaucia Moreira. Também estavam presentes o Diretor- Presidente da FAPESPA, Marcel Botelho; o Diretor de Estatística, Tecnologia e Gestão de Informação, José Paes; o Reitor da Universidade do Estado Pará – UEPA, Clay Anderson Chagas; e o Professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará – UNIFESSPA, Stênio Souza. 

Vale ressaltar que o anuário proporciona uma síntese de indicadores sociais, econômicos e ambientais do estado do Pará, cumprindo com a missão institucional da FAPESPA de “Produzir, articular e disseminar conhecimento e informação para subsidiar o planejamento de políticas públicas e do desenvolvimento econômico, social e ambiental do Pará”. O produto mostra-se estruturado em cinco temáticas: demografia, economia, meio ambiente, infraestrutura e social, por meio das quais a FAPESPA vem buscando socializar dados, informações e registros administrativos, sobre características do estado do Pará, suas regiões e seus municípios, oferecendo, portanto, uma importante ferramenta auxiliar ao processo decisório para os gestores públicos, o setor privado, a comunidade acadêmica e a sociedade em geral.  

Desse modo, entende-se que as informações estatísticas disponibilizadas no Anuário Estatístico do Pará são fundamentais ao processo de tomada de decisão, em especial no planejamento de políticas públicas. Ao disponibilizar esse produto, a FAPESPA, mais uma vez, atende à constante demanda de informações advinda de vários segmentos da sociedade e do Governo como um todo. 

Segundo José Paes, “A FAPESPA, com o Anuário Estatístico do Pará 2021, cumpre com a sua missão de difundir e socializar as informações através de estudos pesquisas, sobretudo ao que concerne o Plano Plurianual, na temática e na ação, que é justamente a elaboração e divulgação de pesquisas. Diante disso, a FAPESPA disponibiliza, através do anuário, um estudo de extrema importância, pois canaliza as informações de cinco nichos importantes e específicos, que são de grande relevância para níveis estratégicos da gestão pública e municipal, pesquisadores, universidades e a sociedade como um todo”, finaliza.

 

 

Texto / Foto: Vitória Araújo

Enviar por email

Deixe seu Comentario

Veja também

SIG AMAZÔNIA

Links úteis +

Produtos +