Fapespa
voltar

Música, interação social e bem-estar, conheça mais sobre o coral Fapespa

3

O Projeto que integra música e sociabilização aos servidores na fundação deverá retomar as atividades no primeiro semestre deste ano, em março, proporcionando o desenvolvimento  pessoal, musical e social no ambiente organizacional.  

Regido pelo Professor e Maestro Idaias Souto, o projeto inicialmente consistia em preparar um coro especial com funcionários para receber a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré na fundação. A apresentação foi bem recebida, chegando a modificar a proposta para uma atividade duradoura e ainda mais elaborada,  de forma a permitir uma continuidade estendida do coral em demais ações e eventos internos da fundação; visando desenvolver a boa convivência, progresso e a interação dos servidores, possui as aulas e ensaios como forma de interação e desenvolvimento interpessoal do grupo, sendo esses uns dos pontos altos do trabalho. O Maestro deve estar à frente do coral pelo terceiro ano como regente . As metodologias aplicadas pelo professor, inicialmente, buscam desenvolver tecnicamente a voz e o corpo dos alunos para o melhor desempenho do canto, e durante os ensaios, são alocadas em prática todas as abordagens lecionadas e, até mesmo, a alfabetização musical, que se desenvolve naturalmente através da partitura feita pelo maestro.

O Coral contém em seu repertório uma vasta pluralidade musical, trabalhando melodias atemporais nacionais e, em especial, as regionais, resgatando sons icônicos que marcam até os dias de hoje, e, de certa forma, espelham a valorização cultural local. A fomentação da ideia veio através de solicitações pelas apresentações e por percepção do segmento regional. Segundo o Maestro Idaias Souto, ‘’a ideia partiu da demanda de apresentações e da nossa realidade, uma vez que a nossa musicalidade paraense é muito rica e eclética, misturando o erudito com o popular de forma sublime’’, afirma.

A atividade agrega diversos benefícios para quem a pratica, tais bens são associados à minimização do estresse, o que melhora o desempenho do funcionário. Estudos científicos comprovam que atividades em ambientes organizacionais são importantes para um bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Em especial, a música e atividade de coral, não apenas diminuem a ansiedade e estresse, mas estimulam capacidades cognitivas como concentração, memorização e também mantêm o equilíbrio emocional, além de serem  grandes instrumentos de socialização. Quanto à importância, além dos benefícios pessoais, o Maestro destaca: ‘’atividades como está nos trazem de volta  Ã  realidade, uma vez que estamos cada vez mais virtuais.  Faz lembrar que somos humanos e que precisamos dessas atividades de interação reais  para podermos evoluir quanto pessoas e quanto sociedade’’, pontua.

E, para esse ano, o coral FAPESPA deve retomar as atividades em março. Em primeiro plano, deve ser observada a nova formação do grupo para poder ajustar, aprimorar e adaptar repertórios e o que será repassado , assim, desenvolvendo o núcleo tecnicamente e musicalmente para cumprir a agenda da instituição em programações e eventos internos, além de também  desenvolver aptidões para apresentações externas como festivais e encontros de corais na cidade.

 

Serviço:  

A previsão dos ensaios está prevista para o mês março de 2022.

Para participar, o servidor precisa comparecer às quartas-feiras de 11h / 12h:30, no auditório da Fapespa.

Obs.: Sujeito a alteração de datas e horários.

 

Texto: Myckael Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Edital Bônus Tecnológico do StartUP Pará
Deixar comentário

Transformação digital é “aproveitar as tecnologias disponíveis para desenvolver as melhores soluções”, nas palavras de…

Próximo post Conheça o projeto Sistema de Certificação Amazon, apoiado pela Fapespa
Deixar comentário

Por isso, desde o final de 2021, o projeto Sistema de Certificação Amazon — AMZ…

Accessibility Tools