Conheça o projeto Sistema de Certificação Amazon, apoiado pela Fapespa
Por isso, desde o final de 2021, o projeto Sistema de Certificação Amazon â AMZ vem sendo desenvolvido com o objetivo de fiscalizar e certificar iniciativas do setor florestal, agrÃcola, pecuário e de produção animal que atuem com base em práticas sustentáveis. A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas â Fapespa, junto ao governo do Estado, apoia esse projeto visando ao crescimento econômico da região, Ã geração de empregos para a população e ao fortalecimento dos setores da cadeia produtiva. Além disso, a adoção de práticas mais sustentáveis irá reduzir a exploração predatória dos recursos do meio ambiente.
O projeto tem duração prevista de 12 meses e será coordenado por Thais Braga, doutora em Biodiversidade e Biotecnologia, em conjunto com uma equipe de pesquisadores.
Sobre a fase atual dos trabalhos, Thais afirma: âEstamos em fase de treinamento e aquisição de indicadores para geração de nÃveis de maturidade de cada setor, alinhando a metodologia inovadora de certificação dos empreendimentos da Amazônia com o diretor de comissão responsável por cada setor produtivo.â
O projeto já mostra resultados preliminares com a primeira empresa certificada, a Concrem Wood. Esse é um empreendimento que atua no setor da silvicultura no estado do Pará e que, além do certificado AMZ, detém outros selos sustentáveis, como o FSC (Forest Stewardship Council).
Thais acredita que esse trabalho seja apenas o inÃcio de uma ação que beneficiará muito a população local, as empresas e a região amazônica. âTeremos o primeiro selo genuinamente amazônico que respeita as especificações dos setores produtivos locais e com uma metodologia própria que será aplicada e consolidada para certificar ambientalmente os produtos feitos na Amazônia para o Brasil e para o mundo. Além disso, o consumidor terá a garantia de estar adquirindo um produto que contribui com a preservação do meio ambienteâ, destaca a coordenadora.
Assim, é possÃvel notar a dedicação e o empenho da pesquisadora e dos colaboradores em desenvolver esse projeto. Valer ressaltar, também, o apoio fundamental da Fapespa, em conjunto com o governo do Estado, no fomento da pesquisa e inovação.
Texto: Lorena Coelho