Governo do Pará lança quarto edital do programa Startup Pará
Nesta terça-feira, 22, o governo do estado lançou o quarto edital do programa Startup Pará, voltado para as áreas de Bioindústria, Tecnologia Educacional e Agroindústria Alimentar. O evento teve a participação do secretário da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Maneschy, do presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e outras autoridades.
O programa deve destinar cerca de R$ 3.000.000,00, na modalidade de subvenção econômica, para apoiar empreendimentos de alto risco tecnológico. Micro, pequenas e médias empresas, com fins lucrativos, que desenvolvam atividades nas áreas temáticas propostas, desde que o CNPJ tenha o tempo máximo de registro de 10 anos, podem se inscrever na chamada.
Para o titular da Sectet, Carlos Maneschy, esse novo edital representa um estÃmulo dado pelo Governo do Pará para desenvolver a inovação no empreendedorismo paraense. âEsse projeto tem a intenção apoiar novos investimentos, transformar das ideias um empreendimento concreto, para podermos gerar mais renda, trabalho e oportunidade para todos.â, pontua Maneschy.
Os projetos inscritos serão avaliados conforme o NÃvel de Maturidade Tecnológica (Technology Readiness Level â TRL), sistema adotado pelo programa para mapear a viabilidade da tecnologia oferecida pela empresa analisada. Serão considerados aptos para essa chamada os empreendimentos compreendidos entre os nÃveis 4 a 8, desde a fase inicial de validação da tecnologia até a fase de consolidação do sistema.
Startup Pará
O programa Startup Pará é uma iniciativa do Governo do Estado que visa fortalecer o cenário do empreendedorismo paraense, com apoio técnico e financeiro a ideias inovadoras de micro, pequenas e médias empresas.
O programa, lançado em 2019, já beneficiou cerca de 30 negócios com ideias inovadoras. Ao todo, são previstos o lançamento de até 10 editais que irão contemplar empresas de 10 áreas temáticas: saúde, biotecnologia, energia, logÃstica, agrotech, govtech, mineração, educação, tecnologia da informação, comunicação e inteligência artificial.
A execução é feita pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), com apoio técnico da Fundação Guamá.
Texto: Lorena Coelho