Fapespa
voltar

Empresa desenvolve tecnologia que melhora transporte fluvial na Amazônia, com apoio do programa Startup Pará

A região norte no Brasil abriga parte de um dos maiores tesouros da hidrografia mundial, a bacia Amazônica. Cerca de 40% de todo o potencial hídrico da bacia está em território brasileiro, distribuído em mais de 100 afluentes. Por isso, os rios são as principais rotas de transporte de pessoas e mercadorias. Portanto, buscando melhorar o transporte aquaviário na região, a empresa Navtech Solutions desenvolveu o aplicativo Ubá que facilitará o acesso a informações e compra de passagens. O empreendimento foi beneficiado pelo programa Startup Pará, do Governo do Estado, com apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e das secretarias de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e de Estado de Planejamento e Administração (Seplad).

Para os coordenadores do projeto, Walter Oliveira Neto, Rhuan Fracalossi e Walter Oliveira Júnior, a iniciativa irá transformar a vida de muito os passageiros. “Nossa ideia é melhorar a vida de quem se transporta pelos rios, facilitando a aquisição de informações e a compra de passagens de barco”, apontam.                  

uba-navtech

A empresa desenvolveu o aplicativo denominado App Ubá — passagem barco que permite ao passageiro comprar passagens fluviais pelo celular e fornece acesso a informações sobre o transporte de barcos na Amazônia. Além disso, são disponibilizados detalhes sobre as linhas de navegação, os horários de saída e chegada, as características das embarcações e terminais de saída e chegada, bem como quais as empresas que atuam em cada linha. 

O projeto deve solucionar problemas comuns ao transporte fluvial. Segundo um relatório exclusivo feito em 2017 pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), os usuários desse transporte relatam a baixa qualidade dos serviços prestados, a falta de informações e o uso de frotas improvisadas durante as viagens.

Em 2019, a empresa foi a primeira colocada no HackSerpro com a ideia do aplicativo. O evento é considerado referência na área de inovação tecnológica, visando premiar projetos que apliquem a ciência de dados na geração de inteligência orientada ao mercado.

O investimento em soluções inovadoras que melhorem a vida das pessoas é um dos focos do Governo do Pará, que em parceria com a Fapespa, está apoiando diversos projetos, como a Navtech Solutions.

Texto: Lorena Coelho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Pesquisas científicas como aliadas para o alcance do Carbono Neutro
Deixar comentário

  As mudanças climáticas deixaram de ser uma temática de ficção científica, tornando-se uma realidade,…

Próximo post IBGE apresenta resultados do Teste de Homologação do Censo 2022
Deixar comentário

O IBGE realiza, nesta quinta-feira, 17, a divulgação dos resultados do Teste de Homologação do…

Accessibility Tools