Governo do Pará lança Programa Centelha, em parceria com a Fapespa
Visando estimular uma cultura de empreendedorismo inovador, o Governo do Estado, por meio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), lançou na última quarta-feira, 16, no auditório Dr. Eloy Chaves â IGEPREV, o programa Centelha, voltado para a geração de novas empresas de base tecnológica que atendam interesses sociais e empresariais. A execução, ao nÃvel estadual, do projeto será de responsabilidade da Fapespa, com apoio da Fundação Guamá.
âO lançamento do Programa Centelha no Pará reafirma a confiança que o Governo do Estado, junto a Fapespa, tem no desenvolvimento da região com base no empreendedorismo inovador e na valorização das ideias das pessoas.â, afirma o presidente da Fapespa, Marcel Botelho.
O Governo do Estado investiu no Programa Centelha para auxiliar empreendedores paraenses a transformarem ideias em negócios de sucesso. A iniciativa irá beneficiar as 12 regiões de integração do Pará, oferecendo conhecimentos sobre o âmbito empresarial, cursos de capacitações, oficinas, âworkshopsâ, além de recursos financeiros e suporte técnico necessário para fortalecer os ecossistemas de inovação do paÃs.
Em sua primeira edição, o programa Centelha levou apoio a cerca de 500 projetos, espalhados em 1000 municÃpios do paÃs, além de oportunizar que mais de 38 mil pessoas compartilhassem suas ideias. O lançamento do edital 2022 representa a expansão desse projeto que irá contemplar o Distrito Federal e outros 25 estados brasileiros. Além disso, um acordo de cooperação, investimento de 1,3 milhão de reais, possibilitou que sejam ofertadas bolsas de fomento tecnológico para promover a qualificação profissional e beneficiar até 50 empresas.
Podem se inscrever no programa, pessoas fÃsicas domiciliadas no local de inscrição, maiores de 18 anos ou emancipadas, com ideias inovadoras. Para participar, não é necessário ter uma empresa, mas caso a ideia seja aprovada, será preciso constituir uma, para o recebimento dos recursos financeiros. Cada empreendedor pode submeter no edital uma ou mais ideias, que serão avaliadas por dois especialistas e, caso precise, por um terceiro. Nas três fases iniciais, ocorre o processo de seleção das ideias. Posteriormente, os empreendimentos aprovados são contratados e passam por um perÃodo de acompanhamento, recebem os recursos, apoio técnico com a oportunidade de expandir a rede de contatos.
A previsão é que sejam destinados 97 milhões de reais para a execução do programa em âmbito nacional, sendo 23 milhões de reais vindos de instituições executoras estaduais parceiras. O edital da chamada 2022 pode ser acessado no site do programa, https://programacentelha.com.br/pa/.
Texto: Lorena Coelho / ASCOM Fapespa