Fapespa
voltar

Primeiro encontro estadual da rede EPT e lançamento de novos editais do StartUp Pará

ept

Foi realizado na manhã desta quarta-feira, 23, no Teatro Gasômetro, em Belém; O evento que marcou o primeiro encontro estadual da rede de educação profissional tecnológica (EPT) no Pará.

A cerimônia contou com a participação do secretário da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) — Carlos Maneschy, o Presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) — Marcel Botelho, o Diretor presidente do PCT Guamá — Rodrigo Quites, a coordenadora da StartUp Pará — Maria Trindade, entre outras autoridades.

Realizado pela secretária de ciência, tecnologia e educação superior, profissional e tecnológica — SECTET, a ação reuniu diversos servidores, gestores e diretores de escolas técnicas do estado, proporcionando uma manhã de homenagens e imersão na valorização da contribuição de educação e ciência no estado. Além de representantes de instituições de ciência e tecnologia (ICTs)  para conhecerem os novos editais do programa StartUp Pará.

Durante o evento foi entregue o certificado de notório saber, em forma de reconhecimento, a professores em exercício há mais de dois anos de atividades em institutos de ensino técnico. Tendo como homenageado, Amadeu Fortes, docente da instituição de ensino E.E.E.T. Prof. Anísio Teixeira.

O intuito do encontro entre as redes EPT, faz parte do estímulo de pensar e transformar o sistema de ensino de maneira mais ativa, que capacite ainda mais as vidas de alunos das redes técnicas com tecnologia, empreendedorismo, sendo um agente de intervenção e transformação social.

Em seu discurso, o professor e secretário da SECTET, Carlos Maneschy, aponta os caminhos necessários a serem percorridos para uma educação mais ativa por meio dos programas ofertados.  ‘’Através dos estímulos, a rede poderá ser protagonista e preparar jovens para o futuro que irá pensar ao componente digital com fonte indispensável na vida de todos nós. É preciso levar para as escolas a ideia do empreendedorismo, os estudantes precisam usar a sua criatividade e as instituições devem permitir de fato que sejam livres para explorar todo seu potencial’’, pontua Carlos Maneschy.

ept

StartUP Pará

Buscando o surgimento de novas ideias em diversos âmbitos de produtividade no estado. O programa Startup Pará, uma iniciativa do Governo do Estado que visa fortalecer o cenário do empreendedorismo paraense, com apoio técnico e financeiro a ideias inovadoras de micro, pequenas e médias empresas. Iniciado em 2019, o programa já beneficiou cerca de 30 negócios com ideias inovadoras. Solucionando problemas locais como modelos de negócios.

Durante o evento foi entregue cinco novos editais. Apresentado por Maria Trindade (Coordenadora do StartUp Pará), os novos editais são destinados aos segmentos de: Apoio a ambientes de inovação; Apoio a soluções inovadoras na cadeia produtiva da hortifruticultura paraense; Apoio aos laboratórios multiusuários para a universalização do acesso da comunidade academia e empresarial; Living lab: tecnologia da informação e comunicação para desenvolvimento de serviços, processos e produtos inovadores e  StartUp em todo Pará: seleção pública de propostas de parceiros operacionais municipais para apoio à criação de empreendimentos inovadores.

 

Serviço

As inscrições estão abertas, para mais informações, leitura dos editais e submissões basta acessar: https://startuppara.com.br/

O programa é uma iniciativa do governo do Pará, executado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), Secretaria de estado de planejamento e administração (SEPLAD), com apoio técnico da Fundação Guamá.

 

Texto: Myckael Portugal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Projeto apoiado pela Fapespa desenvolve estudo sobre plantas medicinais, no Oeste do Pará
Deixar comentário

A amazônia é um bioma brasileiro com uma grande variedade de plantas, que muitas vezes,…

Próximo post Projeto apoiado pela Fapespa desenvolve tecnologia capaz de prever comportamento de epidemias no Estado
Deixar comentário

Nos últimos anos, o estado do Pará já enfrentou grandes surtos e epidemias, como a…

Accessibility Tools