Primeiro encontro estadual da rede EPT e lançamento de novos editais do StartUp Pará
Foi realizado na manhã desta quarta-feira, 23, no Teatro Gasômetro, em Belém; O evento que marcou o primeiro encontro estadual da rede de educação profissional tecnológica (EPT) no Pará.
A cerimônia contou com a participação do secretário da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) â Carlos Maneschy, o Presidente da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) â Marcel Botelho, o Diretor presidente do PCT Guamá â Rodrigo Quites, a coordenadora da StartUp Pará â Maria Trindade, entre outras autoridades.
Realizado pela secretária de ciência, tecnologia e educação superior, profissional e tecnológica â SECTET, a ação reuniu diversos servidores, gestores e diretores de escolas técnicas do estado, proporcionando uma manhã de homenagens e imersão na valorização da contribuição de educação e ciência no estado. Além de representantes de instituições de ciência e tecnologia (ICTs) para conhecerem os novos editais do programa StartUp Pará.
Durante o evento foi entregue o certificado de notório saber, em forma de reconhecimento, a professores em exercÃcio há mais de dois anos de atividades em institutos de ensino técnico. Tendo como homenageado, Amadeu Fortes, docente da instituição de ensino E.E.E.T. Prof. AnÃsio Teixeira.
O intuito do encontro entre as redes EPT, faz parte do estÃmulo de pensar e transformar o sistema de ensino de maneira mais ativa, que capacite ainda mais as vidas de alunos das redes técnicas com tecnologia, empreendedorismo, sendo um agente de intervenção e transformação social.
Em seu discurso, o professor e secretário da SECTET, Carlos Maneschy, aponta os caminhos necessários a serem percorridos para uma educação mais ativa por meio dos programas ofertados. ââAtravés dos estÃmulos, a rede poderá ser protagonista e preparar jovens para o futuro que irá pensar ao componente digital com fonte indispensável na vida de todos nós. Ã preciso levar para as escolas a ideia do empreendedorismo, os estudantes precisam usar a sua criatividade e as instituições devem permitir de fato que sejam livres para explorar todo seu potencialââ, pontua Carlos Maneschy.
StartUP Pará
Buscando o surgimento de novas ideias em diversos âmbitos de produtividade no estado. O programa Startup Pará, uma iniciativa do Governo do Estado que visa fortalecer o cenário do empreendedorismo paraense, com apoio técnico e financeiro a ideias inovadoras de micro, pequenas e médias empresas. Iniciado em 2019, o programa já beneficiou cerca de 30 negócios com ideias inovadoras. Solucionando problemas locais como modelos de negócios.
Durante o evento foi entregue cinco novos editais. Apresentado por Maria Trindade (Coordenadora do StartUp Pará), os novos editais são destinados aos segmentos de: Apoio a ambientes de inovação; Apoio a soluções inovadoras na cadeia produtiva da hortifruticultura paraense; Apoio aos laboratórios multiusuários para a universalização do acesso da comunidade academia e empresarial; Living lab: tecnologia da informação e comunicação para desenvolvimento de serviços, processos e produtos inovadores e StartUp em todo Pará: seleção pública de propostas de parceiros operacionais municipais para apoio à criação de empreendimentos inovadores.
Serviço
As inscrições estão abertas, para mais informações, leitura dos editais e submissões basta acessar: https://startuppara.com.br/
O programa é uma iniciativa do governo do Pará, executado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (FAPESPA), Secretaria de estado de planejamento e administração (SEPLAD), com apoio técnico da Fundação Guamá.
Texto: Myckael Portugal