Fapespa
voltar

Fapespa recebe capacitação para construção do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG)

Fapespa recebe capacitação para construção do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG)

 

Por Gustavo Pêna/Ascom Fapespa

 

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) participou de mais uma etapa do processo de elaboração do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG). O Plano irá vigorar pelo período de 2024 a 2028.

Durante dois dias, em Brasília (DF), a Fundação esteve presente em uma capacitação em técnicas de moderação, organizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para a condução das oficinas que serão realizadas em setembro, nos 26 estados e no Distrito Federal.

No Pará, a Fapespa será a responsável por facilitar os encontros promovidos pela Capes que irão tratar da construção de uma Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível. Destes diálogos, participarão membros da comunidade científica, dos setores público e empresarial e da sociedade civil.

O diretor-científico da Fapespa, Deyvison Medrado, representou a instituição na capacitação da Capes e irá liderar as oficinas no Estado. Essa construção participativa tem o objetivo de apontar os temas estratégicos para investimentos na formação de mestres e doutores e atração de pós-doutores, considerando as potencialidades e desafios locais, fatores importantes para o novo PNPG.

“A parceria entre Capes e Fapespa será uma oportunidade para que a sociedade paraense possa colaborar com a nova agenda nacional da pós-graduação, inserindo, assim, aspectos amazônicos vivenciados por nós na região, visando o desenvolvimento local e a formação de recursos humanos altamente qualificados para solução de problemas reais e atendimento das demandas locais”, disse Deyvison Medrado.

Sobre o PNPG – O Plano Nacional de Pós-Graduação é um instrumento de planejamento de políticas públicas para o desenvolvimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). O processo de construção do novo PNPG iniciou com a Comissão Especial responsável por avançar em um diagnóstico e à proposição de recomendações.

Em uma segunda etapa, a Capes se dedica aos subsídios dessa Comissão para construir o plano com seus componentes estratégicos (diretrizes, objetivos, metas, estratégias e indicadores de monitoramento) e, em paralelo, discute com os estados para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos Humanos de Alto Nível e prospecção de inovações na pós-graduação.

Foto: Ascom/CAPES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Próximo Pará participa de programa nacional de pesquisa em saúde do SUS
Deixar comentário

Pará participa de programa nacional de pesquisa em saúde do SUS   Por Gustavo Pêna/Ascom…

Próximo post No Pará, eventos científicos criam espaços infantis para oportunizar a participação de mães
Deixar comentário

No Pará, eventos científicos criam espaços infantis para oportunizar a participação de mães   Por…

Accessibility Tools