Pará se integra ao esforço de fortalecer o potencial científico e tecnológico do Brasil
Pará se integra ao esforço de fortalecer o potencial científico e tecnológico do Brasil
Por Paulo Rezende/Ascom Sectet
Presidentes de fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e representantes de instituições de renome nacional e internacional de fomento à CT&I se reuniram em Santarém, no oeste paraense, na quinta-feira (28), para a abertura oficial do Fórum Nacional Consecti & Confap, que ocorre até sábado (30) no município.
Os participantes têm a oportunidade de assistir a palestras, mesas-redondas e painéis de discussão com especialistas nacionais e internacionais. Também serão apresentados projetos de pesquisa e inovação, demonstrando o potencial científico e tecnológico do Brasil.
O evento é realizado pelo Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) e pelo Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).
Na abertura, o presidente do Consecti e secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Alagoas (Secti), Silvio Bulhões, destacou que o Pará tem sido um ambiente de muitas discussões acerca do desenvolvimento científico e sustentável do País.
“A COP 30 será realizada em Belém, estamos promovendo este fórum aqui, em Santarém, e a Amazônia é o lugar ideal para estabelecermos conexões, estimular discussões e buscar parcerias que nos permitirão avançar na fronteira do conhecimento e transformar ideias em soluções práticas”, ressaltou.
Sinergia – De acordo com o presidente da Fapespa, Marcel Botelho, o fórum é uma oportunidade única para reunir pessoas com o objetivo de discutir ações para impulsionar a ciência, a tecnologia e a inovação no Pará.
“A missão da Fapespa, juntamente com a Sectet, é influenciar para que as tomadas de decisões no nível federal estejam em sinergia com o que já foi planejado e desenvolvido pelo governo do Estado. Tenho certeza de que esse encontro irá clarear as ideias e iniciativas voltadas à sustentabilidade”, acrescentou.
Para o anfitrião do evento, o titular da Sectet, Victor Dias, é preciso, mais do que nunca, investir em pesquisa e inovação para encontrar soluções sustentáveis e que garantam um futuro melhor para todos.
“A ciência e a tecnologia são ferramentas essenciais para enfrentar os problemas complexos de nosso tempo. Neste fórum, teremos a oportunidade de discutir estratégias e políticas que impulsionarão o avanço científico e tecnológico do nosso País, em especial do nosso Estado”, enfatizou o secretário.
“Que este fórum seja um espaço de inspiração, colaboração e ação, e que as ideias discutidas aqui se transformem em ações concretas, que beneficiem a todos os brasileiros”, finalizou Victor Dias.
Fotos: Myckael Portugal.