Fapespa realiza palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama
Fapespa realiza palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama
Por Ascom/Fapespa
A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) promoveu, na manhã desta quarta-feira (18), no auditório do prédio-sede do órgão, dentro da campanha Outubro Rosa, uma palestra para os servidores sobre a importância da prevenção do câncer de mama.
O encontro foi liderado pela Oncológica do Brasil, uma das referências na prevenção e tratamento do câncer. O objetivo foi fazer com que os servidores entendessem mais sobre a doença, os sintomas e as precauções para evitar o problema.
“Disseminar a informação sobre a o câncer de mama é fundamental para que possamos desmitificar muitos tabus e preconceitos que existem sobre a doença e, com isso, poder detectar precocemente esse que é, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o tipo de câncer mais incidente entre as mulheres brasileiras. A detecção precoce aumenta substancialmente as chances de cura, por isso ela é tão importante”, disse Cassia Santos, servidora da Fapespa desde 2014 e que está em processo de remissão de um câncer de mama.
“Fazer parte de uma instituição que abraça essa causa e promove debates de conscientização, sem dúvidas, me dá muito orgulho”, enfatiza Cássia Santos.
Outubro Rosa – Essa é uma campanha mundial realizada anualmente no mês de outubro, que busca a conscientização das mulheres sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, fatores que aumentam as chances de cura e reduzem a mortalidade.
A campanha mobiliza diversas instituições para disponibilização de exames gratuitos ou com preço reduzido, encorajando as mulheres para fazê-los e tratar o problema encontrado precocemente. Nos estágios iniciais, o câncer de mama é assintomático e responde mais facilmente aos tratamentos.
Esse câncer é o segundo tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo, perdendo apenas para o câncer de pele não-melanoma (como o carcinoma basocelular).