Servidores da Fapespa recebem visita da padroeira dos paraenses
A maior festa religiosa do mundo, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, terá transmissão ao vivo e nacional este ano pela Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa) e será realizada do prédio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), que conta com localização privilegiada, em plena Avenida Presidente Vargas, centro da capital paraense. A parceria foi oficializada na manhã desta terça-feira (3), dia em que a Fapespa recebeu a visita da Santa Peregrina Nossa Senhora de Nazaré.
“Este é um momento muito esperado por todos nós aqui da Fapespa, e eu acredito que por todo o Pará. Então, ter a oportunidade de receber a imagem peregrina aqui na nossa instituição marca um ano para nós, que aumenta a renovação da fé. É o momento de fortalecer o espírito. Nós trabalhamos com ciência, mas não basta só o conhecimento e não basta só o corpo, é preciso fortalecer o espírito”, destacou o presidente da Fapespa, Marcel do Nascimento Botelho.
A imagem Peregrina da padroeira dos paraenses, na manhã de hoje, marcou a celebração de Círio da Fapespa do ano de 2024. Na oportunidade, houve uma benção para os servidores e um momento de proximidade com Santa Peregrina, na qual, os presentes puderam fazer seus pedidos e registrar o momento.
Para o servidor Marcos Pinheiro, o momento foi muito especial “São muitas histórias. Eu, particularmente, acompanho o Círio há 30 anos, como sendo da comunicação, sempre ao lado da Berlinda, vivendo toda aquela emoção da passagem. Mas aqui na Fapespa está sendo mais emocionante receber a imagem peregrina, em especial junto aos nossos colegas, e apresentar essa cerimônia da chegada dela, para mim é emocionante”.
Transmissão– A grande novidade de 2024 é que a transmissão da Funtelpa será realizada também em nível nacional, por meio da parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e, dessa forma, não apenas o Pará, mas todos os estados do Brasil contarão com transmissão ao vivo de todos os veículos da Funtelpa: TV, rádio, portal e mídias sociais. A primeira vez em que o prédio da Fapespa foi sede da transmissão do Círio de Nazaré foi ano passado. A parceria foi considerada de muito sucesso e, assim, este ano foi renovada.
O representante da Funtelpa, presidente da TV Cultura, Marcelo Mendes, presente à celebração, falou sobre a parceria “Poucas emissoras no Brasil fazem uma transmissão com essas características, então, isso mostra o poder da comunicação pública, o poder da comunicação do governo do estado do Pará, principalmente da rede cultura de comunicação. Com certeza, o telespectador, a TV Cultura, o internauta e principalmente todo o mundo vai poder assistir a todo o conteúdo da transmissão do Círio e da trasladação pelas telas da TV Cultura. Estamos muito felizes com essa parceria com a Fapespa”.
Mas este ano também haverá outras novidades informa o presidente da TV Cultura, Marcelo Mendes. “E eu não posso contar aqui as surpresas, importante acompanhar, mas vão ter muitas coisas importantes, muitas surpresas, nossos apresentadores, comentaristas, convidados especiais, alguns que vocês vão gostar muito de estar presentes, pessoas que vocês acompanham no dia a dia, pessoas da área cultural, também da área religiosa, pessoas que vocês conhecem, mas que vão estar lá fazendo participações especiais no nosso estudo panorâmico, que apresentarão conteúdos extremamente importantes, legais, de curiosidades”.
Parceria– Ao todo, uma equipe de mais de 150 profissionais estará envolvida na produção da cobertura jornalística com entradas ao vivo da Trasladação e a transmissão na íntegra da procissão principal diretamente do coração da romaria, a Av. Presidente Vargas, em um estúdio panorâmico projetado especialmente para a transmissão.
A Cultura Rede de Comunicação é formada pela TV Cultura do Pará, a Rádio Cultura FM (93,7) e o Portal Cultura. A Cultura é gerida pela Fundação Paraense de Radiodifusão (Funtelpa), que produz conteúdos de relevância cultural, com uma programação de qualidade e de caráter educativo, destacando as tradições locais, preservando e valorizando a identidade cultural do Pará e procurando atender aos diversos segmentos da sociedade.
“Esse é o momento de renovação da fé. É o momento de preparação para o Natal dos paraenses, o Círio na cidade de Nazaré, e é o momento de renovar as energias. Não tenho dúvidas de que sairemos mais fortalecidos em nossos espíritos e com as nossas orações renovadas”, destacou o presidente da Fapespa durante a celebração.