Fapespa alerta prazo para chamada internacional MAECI 2024
Foto: Bruno Cecim / Ag.Pará
O prazo para submissão de propostas para a Chamada internacional MAECI 2024 termina nesta quarta-feira (23)
A Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (Fapespa) aderiu à Chamada, em parceria com o Conselho Nacional das Fundações de Amparo a Pesquisas (CONFAP) e o Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI), que busca apoiar projetos de cooperação mútua, possibilitando o financiamento de pesquisas e promovendo o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e italianos, nas atividades de ciência, tecnologia e inovação, assim como apoiar projetos que proponham abordagens para a validação dos resultados da pesquisa na sociedade e nos programas do governo do Estado, além de Incentivar o protagonismo de pesquisadores sediados no Pará, com temáticas relacionadas ao território Amazônico. O prazo para submissão de propostas para a Chamada termina nesta quarta-feira, 23.
A Chamada contemplará projetos de pesquisa focadas nas áreas de Matemática e Inteligência Artificial; Energias Renováveis; Biodiversidade e suas Doenças infecciosas na perspectiva One Health; Agricultura Sustentável; Física da Matéria e Materiais Avançados e Ciências Astronômicas e Espaciais.
“O intercambio é uma condição indispensável para o progresso da ciência e o governo do Pará incentiva essas parcerias internacionais através da Fapespa por acreditar na ciência como o instrumento indispensável para o desenvolvimento sustentável do nosso Estado”, avalia o presidente da Fapespa, Marcel Botelho.
A pesquisa precisa ser inovadora e com potencialidade para contribuir com o desenvolvimento nas áreas de ciência, tecnologia e inovação no Pará, alinhado com as políticas setoriais do estado, além de apresentar relevância a nível nacional/federal. Os candidatos devem submeter suas propostas até o dia 23 de outubro de 2024, por meio do formulário disponível no site do CONFAP; através do endereço eletrônico: https://sistema.confap.org.br. Cada pesquisador poderá submeter apenas uma proposta de projeto de pesquisa conjunta.
Os principais critérios de elegibilidade para pesquisadores estão:
- Ser brasileiro ou estrangeiro em situação regular no País e residente no Pará;
- Ser pesquisador vinculado a Instituição de Pesquisa pública ou privada sem fins lucrativos situada no Estado do Pará;
- Possuir título de doutor e também Ser vinculado a uma Instituição científica, tecnológica e de inovação (ICT) ou instituição de ensino superior (IES), pública ou privada sem fins lucrativos, sediada no Estado do Pará, durante todo o período de execução do projeto.
A avaliação das propostas seguirá o cronograma estipulado da Chamada MAECI 2024 disponível no site do CONFAP. O acesso integral ao conteúdo da Chamada está disponível no site da organização.
Texto: Alice Mendonça