Fapespa
voltar

Fapespa promove saúde em evento em alusão as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Fapespa promove saúde em evento em alusão as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul

Foto: Divulgação

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa) reuniu servidores, nesta quarta-feira (30), para uma programação especial, em alusão às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, que reforçam a importância da prevenção ao câncer de mama e ao câncer de próstata.

Marcel do Nascimento Botelho: Diretor-Presidente da FAPESPA.

O evento contou com palestras, serviços de saúde, agendamento de consultas e exames específicos para servidores, entre outros. A proposta é um comprometimento com a saúde e a qualidade de vida no ambiente de trabalho, integrando a sensibilização e capacitação dos servidores que são desenvolvidas por meio de ações que busquem conscientizar sobre os temas de saúde e socioambientais.

Durante a programação, o diretor administrativo da Fapespa Juliano Pancieri, responsável pelo Programa Fapespa Ambiental ressaltou o compromisso da instituição com a saúde de seus servidores. “Queremos que cada servidor se sinta parte desse movimento e ajude a construir um futuro mais saudável e sustentável. “Tudo isso também demonstra o compromisso da Fundação não apenas em palavras, mas em ações concretas. Assim, a Fapespa reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar dos servidores, promovendo ações que unem saúde, responsabilidade social e cuidado com o meio ambiente.”, destacou.

Juliano Pancieri: Diretor Administrativo da Fapespa.

Para o servidor e coordenador do Programa Fapespa Ambiental, Marcos Lemos que participou do evento e comentou sobre a ação. “Hoje nós tivemos mais uma atividade ligada ao bem-estar dos servidores aqui da fundação. Essa atividade foi realizada pela Fapespa Ambiental e muitos nos orgulha de estarmos visando a saúde de todos os nossos colegas. Com palestras, serviços de saúde, vacinação; tudo isso visa o bem-estar de todos nós aqui na Fundação”, comentou Marcos.

Marcos Lemos: Servidor e coordenador do Programa Fapespa Ambiental.

Na ocasião, o coordenador de saúde do homem da Sespa e palestrante do evento, Andrei Porpino, ressaltou a importância da campanha novembro azul. “O objetivo da palestra é estimular os homens a prática do autocuidado e para lembrar de continuar focado somente uma única patologia que é o caso do câncer de próstata até. Então é preciso que nós tenhamos cuidado desde cedo e façamos os exames de rotina, o famoso check-up, principalmente para verificar as taxas de colesterol, triglicerídeos, creatinina para evitar doenças crônicas não transmissíveis como é o caso da hipertensão, diabetes e também insuficiência renal que se não forem tratadas o tempo, produzem um número bastante elevado de óbitos”, afirma o coordenador.

Programa – A ação também faz parte do Programa Servidor Saudável da Fapespa, que entre outros, foi criado para promover a qualidade de vida dos servidores e oferecer serviços de saúde, além de promover a construção de um ambiente de trabalho digno, saudável e de integração social.

Já a enfermeira da coordenação estadual de oncologia da Sespa, Michele Monteiro, destacou a importância da ação promovida pela Fapespa em relação a campanha Outubro Rosa destacou em sua palestra, a importância da ação promovida pela Fapespa em relação a campanha Outubro Rosa.

Michele Monteiro: Enfermeira da coordenação estadual de oncologia da Sespa.

“Esse mês é o momento de a gente despertar nas mulheres a questão do autocuidado. A gente sabe que 51% das pessoas que usam o SUS são mulheres, então o objetivo é incentivar e lembrar que a mulher precisa fazer os seus exames, olhar para si, se conhecer. Tanto na promoção de saúde quanto no diagnóstico precoce focado na questão do câncer de mama, realizar este tipo de ação nos órgãos públicos é fundamental, porque, às vezes nós servidores públicos, esquecemos de servir a nós mesmos. Então, a ação é fundamental, sem dúvida nenhuma”, ressaltou a coordenadora.

Durante a programação, também foi divulgado o Natal solidário Sustentável, uma campanha do Programa Fapespa Ambiental que pretende arrecadar fundos para proporcionar um Natal confortável e digno para 100 famílias da comunidade de Outeiro. O objetivo é recolher brinquedos, roupas e cestas de alimentação, além de incentivar a reciclagem e promover a solidariedade.

Para a servidora Elizabeth Alho também esteve presente ao evento essas iniciativas são fundamentais. “Hoje é um excelente dia para nós mulheres e para os homens também, porque hoje em dia a gente não é muito diagnosticado. Nós vamos no posto de saúde e muitas vezes não conseguimos atendimento rápido, então hoje é uma oportunidade para a gente fazer o nosso preventivo, o toque da mama, a mamografia e a ultrassom. E para o homem também é importante, porque muitas vezes, tem medo de fazer o exame da próstata. Então é muito interessante tanto para a mulher quanto para o homem, adquirirem mais conhecimento e estarem atentos a saúde”, comentou a servidora.

Texto: Alice Mendonça
Supervisão: Manuela Viana

Comments (1)

Cassia Santos

Muito orgulho em fazer parte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Accessibility Tools