Fapespa
voltar

Fapespa lança nona edição do Anuário Estatístico do Pará

Fapespa lança nona edição do Anuário Estatístico do Pará

Lançada anualmente desde 2016, a iniciativa reúne informações socioambientais e geográficas da região paraense

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lançou nesta sexta-feira (29), a nona edição do Anuário Estatístico do Pará, referente ao ano de 2024. O produto, anunciado na Feira Pará Negócios, agrega informações e registros administrativos sobre o território e a demografia paraense, abordando temas como economia, meio ambiente, infraestrutura, sociedade e demografia. Todos os dados são sistematizados em tabelas e mapas.

O Anuário da Fundação traz uma série histórica referente aos últimos cinco anos dos indicadores socioeconômicos e ambientais do Pará, englobando seus 144 municípios e as 12 Regiões de Integração. No total, 142 indicadores representam o levantamento do Anuário, cujos números são oriundos de instituições federais e estaduais, bem como de empresas privadas.

“Nesse estudo a Fapespa organiza essa série de dados que estão dispersos em diferentes fontes oficiais e traz uma única publicação e assim você consegue enxergar o Pará por inteiro. São informações relevantes para as tomadas de decisões do poder público e para a sociedade, onde todos possam ter conhecimento das diversas informações relevantes do nosso Estado”, destacou o presidente da Fapespa, Marcel Botelho, na ocasião.

O produto fica disponível para consulta pública e download, por meio de dados e tabelas sistematizadas, no site da Fapespa. Assim como outros produtos, como o Radar de Indicadores das Regiões de Integração e o Barômetro de Sustentabilidade, o Anuário é uma importante ferramenta de embasamento à aplicação de políticas públicas, pois fornece levantamentos acerca da conjuntura social, econômica e geográfica do Estado.

“A DETGI possui a Coordenadoria de Estatística Econômica e Contas Regionais, a CEECR, que é responsável pelo cálculo do PIB do Estado do Pará e de seus municípios, além de outros trabalhos relevantes na área econômica. A Coordenadoria de Estatística e Disseminação da Informação (Cedi), que é responsável por este anuário e por outros sistemas web. Com isso a diretoria, cumpre umas das missões da Fundação, que é produzir, articular e disseminar conhecimento e informação para subsidiar o planejamento de políticas públicas e o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Pará”, comenta a diretora de Estatística, Tecnologia e Gestão da Informação da Fapespa, Atyliana Dias.

O Anuário Estatístico do Pará 2024 apresenta dados e informações para todos os municípios do Estado, em uma série histórica, dos últimos cinco anos, em formato de tabelas, com todas as informações sistematizadas, como também mapas das temáticas trabalhadas e sobre o território paraense.

“Destaca-se que os todos os dados trabalhados são provenientes de órgãos federais e estaduais, e de algumas empresas privadas, aos quais a Fundação agradece a contribuição que tornou possível a concretização deste projeto”, ressalta a diretora Atyliana Dias.

A publicação foi apresentada durante a Feira Pará Negócios pelo Técnico da Fapespa em Gestão de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – Estatística, Gilson Pereira Prata. Para conferir o Anuário publicado pela Fapespa, basta acessar o link: Anuário 2024.

Texto: Alice Mendonça, supervisionado por Manuela Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fapespa faz mapeamento geoambiental da Ilha de Caratateua
Próximo Fapespa faz mapeamento geoambiental da Ilha de Caratateua
Deixar comentário

Atualmente, Caratateua apresenta um intenso fluxo turístico, além do desenvolvimento sustentável com foco em empreendimentos…

Fapespa divulga Radar de Indicadores das Regiões de Integração do Pará
Próximo post Fapespa divulga Radar de Indicadores das Regiões de Integração do Pará
Deixar comentário

Lançado anualmente, o produto sistematiza números e informações socioeconômicas e ambientais do território paraense Durante…

Accessibility Tools