Fapespa lança nona edição do Anuário Estatístico do Pará
Lançada anualmente desde 2016, a iniciativa reúne informações socioambientais e geográficas da região paraense
A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lançou nesta sexta-feira (29), a nona edição do Anuário Estatístico do Pará, referente ao ano de 2024. O produto, anunciado na Feira Pará Negócios, agrega informações e registros administrativos sobre o território e a demografia paraense, abordando temas como economia, meio ambiente, infraestrutura, sociedade e demografia. Todos os dados são sistematizados em tabelas e mapas.
O Anuário da Fundação traz uma série histórica referente aos últimos cinco anos dos indicadores socioeconômicos e ambientais do Pará, englobando seus 144 municípios e as 12 Regiões de Integração. No total, 142 indicadores representam o levantamento do Anuário, cujos números são oriundos de instituições federais e estaduais, bem como de empresas privadas.
“Nesse estudo a Fapespa organiza essa série de dados que estão dispersos em diferentes fontes oficiais e traz uma única publicação e assim você consegue enxergar o Pará por inteiro. São informações relevantes para as tomadas de decisões do poder público e para a sociedade, onde todos possam ter conhecimento das diversas informações relevantes do nosso Estado”, destacou o presidente da Fapespa, Marcel Botelho, na ocasião.
O produto fica disponível para consulta pública e download, por meio de dados e tabelas sistematizadas, no site da Fapespa. Assim como outros produtos, como o Radar de Indicadores das Regiões de Integração e o Barômetro de Sustentabilidade, o Anuário é uma importante ferramenta de embasamento à aplicação de políticas públicas, pois fornece levantamentos acerca da conjuntura social, econômica e geográfica do Estado.
“A DETGI possui a Coordenadoria de Estatística Econômica e Contas Regionais, a CEECR, que é responsável pelo cálculo do PIB do Estado do Pará e de seus municípios, além de outros trabalhos relevantes na área econômica. A Coordenadoria de Estatística e Disseminação da Informação (Cedi), que é responsável por este anuário e por outros sistemas web. Com isso a diretoria, cumpre umas das missões da Fundação, que é produzir, articular e disseminar conhecimento e informação para subsidiar o planejamento de políticas públicas e o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Pará”, comenta a diretora de Estatística, Tecnologia e Gestão da Informação da Fapespa, Atyliana Dias.
O Anuário Estatístico do Pará 2024 apresenta dados e informações para todos os municípios do Estado, em uma série histórica, dos últimos cinco anos, em formato de tabelas, com todas as informações sistematizadas, como também mapas das temáticas trabalhadas e sobre o território paraense.
“Destaca-se que os todos os dados trabalhados são provenientes de órgãos federais e estaduais, e de algumas empresas privadas, aos quais a Fundação agradece a contribuição que tornou possível a concretização deste projeto”, ressalta a diretora Atyliana Dias.
A publicação foi apresentada durante a Feira Pará Negócios pelo Técnico da Fapespa em Gestão de Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação – Estatística, Gilson Pereira Prata. Para conferir o Anuário publicado pela Fapespa, basta acessar o link: Anuário 2024.
Texto: Alice Mendonça, supervisionado por Manuela Oliveira.