Enviado por rodolpho.chermont em sex, 22/04/2022 - 15:32
pesquise

Espaço de incentivo à produção de pesquisas, relembre o 'Pesquise na quarentena'

O ano de 2020 foi marcado como 'o ano em que tudo parou'. Devido ao surgimento de uma nova doença, provocada pela pandemia do novo Coronavírus — Covid-19, obrigando a paralisação de diversas atividades e reformulando os meios de produção visando conter os índices de contágio do vírus.

Diante de tantas incertezas estabelecidas nesse período, uma iniciativa interessante e promissora foi lançada, o projeto ‘’Pesquise na quarentena’’, desenvolvido pela FAPESPA, o qual teve a finalidade de incentivar a produção de pesquisas por bolsistas de iniciação científica e pós-graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa); proporcionando um espaço de discurso, educação e ampliação científica, divulgando de forma acessível suas pesquisas em meio à suspensão das atividades acadêmicas devido as fortes crises sanitárias provocadas pela pandemia.

De maneira remota, a elaboração foi executada em formato de podcast; um programa em áudio similar ao rádio, popularmente consumido em plataformas on-line de streaming. Os programas foram desenvolvidos e gravados pelos próprios participantes contando com um bom roteiro e auxílio dos próprios celulares atingindo um bom resultado.

Com apenas um minuto em suas falas, alunos e pesquisadores abordavam de forma dinâmica seus projetos em diversas áreas de conhecimento como: engenharias, ciências biológicas, ciências humanas, ciências exatas, ciências sociais e seus devidos processos de trabalho durante o isolamento social. Assim, foram submetidos mais de 90 programas de podcasts na plataforma Soundcloud, alcançando mais de 300 bolsistas.

Como resultado, através do sucesso alcançado, o projeto obteve diversas procuras e foi um dos premiados pelo Prêmio Inova Servidor, da Escola de Governança do Pará (EGPA), ficando em 3.º lugar da II Edição do evento, em 2021.

Os podcasts estão disponíveis para reprodução. Acesse: https://soundcloud.com/pesquise-quarentena